Fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa tão simples, afinal, a gestão é um campo amplo para explorar e entender. É preciso falar sobre gestão e tornar o seu ambiente de trabalho um lugar com um bom fluxo de funcionamento. E para os lojistas e atacadistas isso não é diferente, é preciso focar em seus projetos e ter suas metas bem definidas. Para isso, é necessário uma boa gestão organizada e então separamos algumas dicas de práticas de melhorias para a sua gestão.
Controle de estoque
Essa é uma palavra muito importante em um negócio: controle! Precisamos ter controle de tudo que gira em torno do nosso negócio e nossos produtos, principalmente controle do nosso estoque. É preciso estar sempre atualizado sobre os produtos que estão saindo e entrando do seu estoque. Se houver esse controle desde o início da sua organização, como por exemplo, um número fixo máximo de produtos para estar no estoque. Torna a organização mais simples e nenhum excesso de produto que dificulte na hora da organização. Sabendo o número que você precisa ter, você consegue se organizar e acompanhar o processo de entrada e saída. Produtos etiquetados e separados facilitam essa organização.
Valores
Obviamente o interesse de um lojista é o de lucrar, mas é preciso saber como fazer isso da forma certa. Você precisa entender qual o seu público e fazer com que seu produtos sejam acessíveis ao público que você quer alcançar. Se você tem essa informação, coloque seus produtos em valores dentro da realidade. E assim vai atrair muito mais clientes, por estar oferecendo um produto de qualidade a um preço justo.
Canais de comunicação
É importantíssimo estar disponível para o seu cliente e principalmente se mostrar presente. Tanto com conteúdos em suas mídias digitais, através de novidades, dicas ou informações de seus produtos em geral. E também em seus canais de atendimento direto com cliente como SAC. Esse pode ser o diferencial do seu negócio, um bom atendimento pode fazer você aumentar o número de clientes e indicações sobre o seu negócio. As mídias como o Instagram tem sido mais assertivas e diretas que outras mídias convencionais.
Relação com os clientes
A relação com o clientes precisa existir e se manter. É um processo de antes, durante e depois da compra. É preciso estabelecer uma relação com o cliente e fazê-lo se sentir parte e importante em seu negócio. Estabelecida essa relação, é mais fácil criar campanhas, produtos e conteúdos de interesse do seu cliente. Fazendo assim um atendimento de certa forma personalizado.
Concorrência
Entender sua concorrência é muito importante, afinal, você precisa estar atento ao que está sendo apresentado no mercado. É preciso estar ciente ao que o seu cliente está pedindo e recebendo de sua concorrência. Se estão surgindo novidades no mercado que você não esteja observando.
Gostou das dicas? Agora é só pensar visando o seu negócio!