Como lojista, você provavelmente já está acostumado com o famoso calendário publicitário. Parece que nosso ano é definido por essas datas comemorativas – e é mesmo! No mundo do comércio existe o ciclo do varejo, marcos no calendário que guiam os meses e o ano das lojas. Para que tudo funcione corretamente, é importante que os varejistas já comecem o ano com tudo planejado para seguir o ciclo do calendário publicitário.
Se você fica um pouco perdido nesse planejamento e não sabe muito bem o que fazer quanto a isto, continue lendo que nós vamos te ajudar!
1 – Pense nas datas comemorativas que fazem mais sentido para sua loja
Para que o planejamento dê certo, é indispensável que se pense no que é melhor para a sua loja. É preciso que tenha lógica entre as comemorações escolhidas para serem as principais e os produtos que podem ser promovidos no seu comércio. Ou seja, é importante que as datas comemorativas sejam usadas para que você possa se aproximar com seu público e também atrair maior clientela. Para isso, é importante conhecer bem seu público e fazer uma pesquisa sobre ele. A partir daí, você consegue notar o que mais vai chamar atenção no seu setor e vai saber para qual data dar mais destaque e fazer ações maiores.
2 – Planeje seu estoque com antecedência
Aí você prepara tudo e suas ações de venda são um sucesso, parabéns! Mas aí o principal deixou a desejar no planejamento: o estoque. E você acaba deixando de vender por faltar produto na sua loja. É o pior pesadelo de qualquer lojista, né? Por isso mesmo é tão importante planejar o ciclo do varejo a partir do calendário publicitário! Assim, você já vai prever as épocas com mais vendas ao longo do ano. Podendo, assim, preparar seu estoque com antecedência e, claro, planejamento – que é a chave do sucesso no varejo! Então já aproveita e passa na JK Centro de Showroom para abastecer a sua loja!
3 – Prepare uma decoração temática
Você precisa se jogar de cabeça na data comemorativa do momento! Para isso, por que não uma decoração que tenha tudo a ver com a data? Vai chamar atenção e proporcionar até maior interação com os clientes. A ambientação é fundamental! Mais uma dica: quer economizar nos itens? Tente escolher elementos que possam ser usados mais de uma vez. Corações podem ser usados em várias datas, assim como balões coloridos podem compor o cenário do Dia das Crianças e do Dia dos Pais, por exemplo. Aí é só deixar a criatividade fluir!
4 – Comunique com antecedência as promoções
Assim como já foi bastante repetido aqui, a organização é imprescindível! Por que, além de saber tudo o que vai fazer e conseguir o principal: avisar os clientes. Não adianta nada preparar várias novidades se eles não ficarem sabendo, não é mesmo? E a divulgação também é algo que pede planejamento, para que aconteça com antecedência e dê tempo das pessoas se planejarem e conseguirem se organizar para prestigiar sua loja.
5 – Faça promoções de acordo com as datas comemorativas
As datas comemorativas são feitas para dar presente, isso é um fato. E o maior presente de todos, para o cliente, é ganhar desconto! Então, o mais recomendado nesse ciclo do varejo é fazer promoções que tenham a ver com o a data, sendo dedicado ao público que compra no momento. Por exemplo, para o Dia dos Namorados, é comum que se dê desconto na segunda compra ou algo parecido. Para outras datas, kits especiais de produtos com desconto pode ser uma boa pedida, também.
E aí, curtiu as dicas? Então vem no blog do JK Showroom para conferir muito mais! E além disso, venha conhecer o JK Centro Showrooms. É facinho chegar: na Rua Provenzano, nº 55. Bem perto de você, no Bairro Anchieta, em Porto Alegre.