Tem algumas coisas que nenhum varejista pode se dar o luxo de deixar acontecer no seu comércio. Entre elas, o erro na gestão do estoque com certeza está nas principais. Isso porque pode causar vários problemas. São eles: prejuízo, tanto a curto quanto a longo prazo, problemas no fluxo de caixa e também nos preços, etc. Tudo isso, claro, vai acarretando em dificuldades financeiras, além de não ser satisfatório para os clientes, obviamente.
Não é algo que nenhum varejista vá querer para seu comércio, né? Por isso estamos aqui para ajudá-lo a gerenciar corretamente seu estoque e não precisar passar trabalho apenas por descuidos que poderiam ter sido evitados. Pensando nisso, separamos os principais erros na gestão do estoque, para que você tome conhecimento e saiba como evitá-los.
1 – Falta de controle sobre o tempo de entrada e saída dos produtos
Para ter um bom controle sobre o seu estoque, é preciso saber quando cada produto entrou na sua loja e quanto tempo mais ou menos ele dura no estoque. Ou seja, você precisa manter uma organização e conhecer muito bem a sua loja e o fluxo de entrada e saída dos produtos. É o ciclo de vida da sua loja, né? É importante estar antenado nisso para que tudo dê certo. Tem produto que está há muito tempo parado no estoque? Hora de tomar alguma ação efetiva para mudar isso, e repensar para a próxima compra. O estoque precisa girar!
2 – Desorganização na gestão do estoque
Bom, parece óbvio, mas não deixa de ser importante. Um dos principais erros na gestão de um estoque é a falta de organização do supervisor. Se você tem um estoque muito bagunçado, provavelmente já deve ter reparado o quanto isso atrapalha no andamento geral da sua loja. Dificulta, por exemplo, o próprio controle de entrada/saída que falamos acima, além de ser mais difícil de encontrar algo específico quando for preciso, entre outras coisas.
Uma boa dica de organização é começar separando por área, de acordo com o que vende na sua loja. Isso já vai melhorar muito a disposição dos produtos no estoque. A partir daí, é possível também fazer subdivisões na organização das categorias. Você pode até fazer uma espécie de “mapa” do estoque, para que fique fácil para qualquer funcionário se achar também.
3 – Despreparo dos funcionários quanto a gestão do estoque
Ok, você pode ser a pessoa mais organizada do mundo, com um bom sistema de controle do estoque efetivo se seus funcionários não trabalharem junto efetivamente. Por isso, é recomendável que você realize treinamentos com seus funcionários quanto à gestão do estoque. Ofereça o mapa do estoque, que já recomendamos que seja feito para ajudar na organização, e oriente-os quanto a importância de manter um estoque organizado, conscientizando sobre o papel de cada um na loja.
4 – Deixar para fazer suas compras em lugares distantes
Se, por acaso, você acabar se atrapalhando na gestão do estoque, vai ser preciso fazer compras de emergência. Acontece que a maioria dos lojistas do Rio Grande do Sul acabam preferindo fazer suas compras de atacado em São Paulo, o que impossibilita muitas vezes fazer essas compras urgentes. Afinal, uma viagem de última hora nem sempre é viável para o mundo do comércio, certo? Por isso, outra boa dica é fazer as compras pertinho de você.
E é por isso mesmo que a JK Showroom está aqui: para facilitar sua vida no varejo. É só passar aqui para conhecer nosso Centro de Showrooms para ver de perto o quão vantajoso vai ser sua parceria conosco. Ficou interessado? Só vir nos visitar! Estamos localizados na Rua Provenzano, nº 55. Bem perto de você, no Bairro Anchieta, em Porto Alegre.