Principais erros na gestão do estoque

Tem algumas coisas que nenhum varejista pode se dar o luxo de deixar acontecer no seu comércio. Entre elas, o erro na gestão do estoque com certeza está nas principais. Isso porque pode causar vários problemas. São eles: prejuízo, tanto a curto quanto a longo prazo, problemas no fluxo de caixa e também nos preços, etc. Tudo isso, claro, vai acarretando em dificuldades financeiras, além de não ser satisfatório para os clientes, obviamente.

Não é algo que nenhum varejista vá querer para seu comércio, né? Por isso estamos aqui para ajudá-lo a gerenciar corretamente seu estoque e não precisar passar trabalho apenas por descuidos que poderiam ter sido evitados. Pensando nisso, separamos os principais erros na gestão do estoque, para que você tome conhecimento e saiba como evitá-los.


1 – Falta de controle sobre o tempo de entrada e saída dos produtos

Para ter um bom controle sobre o seu estoque, é preciso saber quando cada produto entrou na sua loja e quanto tempo mais ou menos ele dura no estoque. Ou seja, você precisa manter uma organização e conhecer muito bem a sua loja e o fluxo de entrada e saída dos produtos. É o ciclo de vida da sua loja, né? É importante estar antenado nisso para que tudo dê certo. Tem produto que está há muito tempo parado no estoque? Hora de tomar alguma ação efetiva para mudar isso, e repensar para a próxima compra. O estoque precisa girar!


2 – Desorganização na gestão do estoque

Bom, parece óbvio, mas não deixa de ser importante. Um dos principais erros na gestão de um estoque é a falta de organização do supervisor. Se você tem um estoque muito bagunçado, provavelmente já deve ter reparado o quanto isso atrapalha no andamento geral da sua loja. Dificulta, por exemplo, o próprio controle de entrada/saída que falamos acima, além de ser mais difícil de encontrar algo específico quando for preciso, entre outras coisas.

Uma boa dica de organização é começar separando por área, de acordo com o que vende na sua loja. Isso já vai melhorar muito a disposição dos produtos no estoque. A partir daí, é possível também fazer subdivisões na organização das categorias. Você pode até fazer uma espécie de “mapa” do estoque, para que fique fácil para qualquer funcionário se achar também.


3 – Despreparo dos funcionários quanto a gestão do estoque

Ok, você pode ser a pessoa mais organizada do mundo, com um bom sistema de controle do estoque efetivo se seus funcionários não trabalharem junto efetivamente. Por isso, é recomendável que você realize treinamentos com seus funcionários quanto à gestão do estoque. Ofereça o mapa do estoque, que já recomendamos que seja feito para ajudar na organização, e oriente-os quanto a importância de manter um estoque organizado, conscientizando sobre o papel de cada um na loja.


4 – Deixar para fazer suas compras em lugares distantes

Se, por acaso, você acabar se atrapalhando na gestão do estoque, vai ser preciso fazer compras de emergência. Acontece que a maioria dos lojistas do Rio Grande do Sul acabam preferindo fazer suas compras de atacado em São Paulo, o que impossibilita muitas vezes fazer essas compras urgentes. Afinal, uma viagem de última hora nem sempre é viável para o mundo do comércio, certo? Por isso, outra boa dica é fazer as compras pertinho de você.

E é por isso mesmo que a JK Showroom está aqui: para facilitar sua vida no varejo. É só passar aqui para conhecer nosso Centro de Showrooms para ver de perto o quão vantajoso vai ser sua parceria conosco. Ficou interessado? Só vir nos visitar! Estamos localizados na Rua Provenzano, nº 55. Bem perto de você, no Bairro Anchieta, em Porto Alegre.

JK Showroom

all author posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are makes.